Mapeamentos iniciais
Os jovens de hoje estão devidamente “antenados” com o uso das novas
tecnologias, desde a um celular mais avançado ao utrabook, deixando os pais e
até mesmo os professores para trás, fazendo uso cotidiano e recorrente delas,
especialmente para a comunicação e a produção de novas formas de relacionamento
social. Na medida em que a instituição escolar não está conseguindo
proporcionar aos estudantes uma possibilidade de transitar criticamente pelos
novos espaços da tecnologia, de modo que estes estudantes estão sendo
apropriados pelo universo tecnológico e não se apropriando dele.
Essa nova geração de adolescentes
não praticam mais esportes e brincadeiras, se preocupam mais com o computador,
o facebook, entre outros recursos, as atividades são totalmente voltadas para a
monotonia da tecnologia. Conclui afirmando ser necessário
pensar a fundo as mudanças culturais pelas quais passam os jovens, que não
podem, em qualquer hipótese, ser subestimadas. É necessário conhecer os usos
que os jovens estão fazendo das novas tecnologias para fazer com que a escola
se aproxime deles e se repense enquanto instituição, de modo a fazer sentido na
cultura contemporânea, recuperando sua possibilidade de formar criticamente a juventude.
Dentre esses recursos destacam
jovens totalmente viciados tornando-se criativos, produtivos e educativos com
os novos meios de comunicação que ocorrem nas comunidades online. Por outro
lado os pais se preocupam com os perigos que esses ambientes online podem
causar nas vidas de seus filhos. Alguns jovens trazem para si essas
tecnologias para hacker, mentir e até adulterar dados para favorecer a si
próprios, sem mencionar os males que as redes sociais podem oferecer como o
cyberbullying.
Nenhum comentário:
Postar um comentário